segunda-feira, 11 de fevereiro de 2013

Gerente de Projetos x PMO

Muitos confundem Gerente de Projetos com PMO, antes de mais nada é necessário entender que PMO não é uma pessoa, mas sim um DEPARTAMENTO que centraliza a gerencia de projetos. A quantidade de pessoas num PMO, sua estrutura e funções variam de acordo com a necessidade da empresa.

Gerente de projetos é o grande responsável pelo sucesso ou fracasso do projeto, é ele quem deve conduzir as atividades com liderança, seriedade e profissionalismo.

Mas pra que uma empresa precisa ter um Departamento de Projetos? A principal função do PMO é assessorar o gerente de projetos, faz parte de suas funções:

  1. Gerenciar a interdependência entre os projetos;
  2. Auxiliar no fornecimentos de recursos;
  3. Auxiliar a organização das lições aprendidas e disponibiliza-las aos demais projetos;
  4. Fornecer modelos de documentos, cronogramas, politicas e metodologias;
  5. Auxiliar o gerenciamento de projetos, fornecendo sistemas corporativos;
  6. Identificação de riscos;
  7. Acompanhamento do projeto, orçamento, eficiência e produtividade.
Como podemos verificar Gerentes de Projetos e PMO, possuem papéis diferentes, porém um complementa o outro. 
PMO não possui um padrão especifico, mas pode ser moldado a partir da necessidade da empresa e ou Gerentes de Projetos.

Vídeo explicativo sobre as Diferenças em GP e PMP, vale a pena dar uma olhadinha




Fontes:
http://www.slideshare.net/barcellosreis/pmo-agregando-valor-em-organizaes-no-projetizadas
http://www.4pm.com.br/archives/e-porque-um-pmo-e-necessario
http://gerenteconsciente.blogspot.com.br
http://www.tiespecialistas.com.br/2012/04/gerente-de-projetos-x-pmo-gp-x-pmo/#.URmYHB2dNlw


Um comentário: